A grande porta aberta para os tormentos do purgatório quando pela misericórdia não se precipitam muitas almas no pecado grave e no inferno, é a tibieza e o seu sintoma certo o pecado venial. Meditemos um pouco o mal da tibieza para vermos como é arriscado viver assim, sem procurar uma vida fervorosa, arriscando a própria salvação e preparando um horrível purgatório depois da morte. Vejamos o que é a tibieza:
A tibieza define-a Santo Afonso pelo que a caracteriza: o pecado venial.
A tibieza, diz o Santo Doutor, é o hábito do pecado venial plenamente voluntário.
“A tibieza é o hábito não combatido do pecado venial, ainda que seja um só. É um hábito fundado num cálculo implícito:
— Esta falta não ofenderá a Nosso Senhor gravemente, não me há de condenar. Pois vou cometê-la.
É um hábito dificílimo de se desarraigar da alma. E um hábito muito espalhado, sobretudo entre as pessoas que fazem profissão de piedade e entre as almas consagradas a Deus”.
É uma doença espiritual e das mais graves e perigosas. É o verme roedor da piedade. Micróbio terrível! Mina o organismo espiritual, sem que o enfermo o perceba. Enfraquece a pobre alma. Amortece as energias da vontade. Inspira horror ao esforço. Afrouxa a vida cristã. Espécie de langor ou torpor, diz Tanquerey, que não é ainda a morte, mas que a ela conduz sem se dar por isso, enfraquecendo gradualmente as nossas forças morais. Pode-se compará-la a estas doenças que definham, como a tísica, e consomem pouco a pouco algum dos órgãos vitais. É uma sonolência, um sistema de acomodações na vida espiritual.
Na Paróquia Sagrada Face de Tours rezamos o Terço das Almas do Purgatório toda 2ª feira. Esse Terço pode ser rezado todos os dias.
Para receber indulgência por uma Alma do Purgatório – ou pelas Almas abandonadas - faça uma visita ao cemitério em qualquer dia da semana.
Reze 1 Ave Maria, 1 Pai Nosso e 1 Glória pelas Almas; e depois reze 1 Ave Maria, 1 Pai Nosso e 1 Glória nas intenções do Santo Padre, São Bento XVI.
Acesse o link e reze com a gente:
Comentários
Postar um comentário
Todos os comentários passam pela moderação do site antes de serem publicados.